Autor Tópico: Considerações e novas impressões sobre as regulagens 1 & 2 da susp. traseira.  (Lida 1339 vezes)

Offline janu

• Ninja250r
    • Ver perfil
  • Minha moto: B65N 2013
  • Onde Moro: Salvador-Ba.
Olá pessoal.

Eu havia postado a algum tempo atrás em um tópico, sobre as posições da mola traseira, em especial as regulagens 1 & 2, que afirmei nunca usar e ser de certa forma não recomendada por deixar a suspensão demasiadamente "solta" e imprecisa, não transmitindo segurança.

Pois bem, admito que, quando usei estas regulagens eu ainda não tinha um "feedback" mais preciso sobre o comportamento da ER6 e suas reações como tenho hoje em dia, e a ER6 ainda era novidade como um todo para mim; ainda era necessário descobrir muito sobre ela e seu comportamento dinâmico em vários estilos e formas de pilotagens (passeando, esperta/divertida e agressiva; na cidade e na estrada).

Em uma certa tarde de domingo, resolvi testar novamente essas duas regulagens para tirar a dúvida e passar a limpo a impressão (ruim) que ficou quando testei pela primeira vez, só que agora, com uma segurança muito maior sobre as reações dela do que na época em que usei pela primeira vez, que conhecia muito pouco sobre ela.

Coloquei na regulagem 01 e saí pra testar novamente, e ... Confesso que fiquei surpreso! Percebi logo de cara que a moto havia ficado MUITO confortável e que passou a filtrar bastante as imperfeições, chegou até a me lembrar um pouco a Falcon que tive,  tal a diferença na rigidez para a posição 04.

Parei no posto para calibrar os pneus (muito importante, e faz diferença!) e após isso, dei início ao "teste". Primeiro comecei com um tocada calma, passeando, e fui observando as reações dela, assim como a suavidade/retorno da suspensão traseira. Ela ficou muito macia e gostosa, aumentando MUITO o prazer da pilotagem em relação à posição 03 e 04. Feito isso, fui elevando o ritmo da tocada e passei de "tranquila" para "esperta", onde a suspa continuava se comportando bem, mas isso porque, agora, já "conhecia" mais a ER6 e suas reações. Agora já surgiam leves "balançadas" que na primeira vez me assustaram pois achava que ela estava avisando que ia "desgarrar", já que na 04 ela seguia extremamente firme para essa mesma situação.

Alguns quilômetros depois, já mais familiarizado com  a pilotagem "esperta", aperto mais um pouco e passo para "divertida", com a diferença de que já entrava um pouco mais rápido nas curvas e nas saídas acelerava com mais vontade para sentir as reações dela.

Nas entradas de curva, nessa situação, a suspensão traseira já aumenta a sensação de insegurança e começa a dar "quicadas", ainda controláveis. Nas reduções mais fortes a roda perde a aderência e a suspensão não sabe o que fazer com a roda traseira, que "pula" igual a uma bola de basquete. Nas acelerações, a frente levanta com bem mais facilidade porque a traseira tende a afundar mais devido à grande maciez, e isso tende a  assustar, e muito, quem  ainda não conhece a ER6 e ainda estava "descobrindo" a moto, brincando com ela na regulagem 04 ou 05, que não causam tais reações. E foi exatamente em uma situação semelhante à essa que cheguei àquela conclusão!

Para uma pilotagem agressiva, aí sim, continuo com a opinião anterior, ela fica perigosa, pois "torce" e "rebola" bastante nas entradas de curva rápida, "quica" muito a roda traseira perdendo bastante a aderência quando passa em ondulações dentro da curva, e a frente levanta com uma facilidade muito maior, além de ficar bem pior nas frenagens de emergência do que a "bola de basquete" que eu descrevi anteriormente.

Quanto à regulagem 02, ela aumenta (pouco) a rigidez e a sensação de maciez fica sensivelmente menor, mas o ganho em estabilidade quase não é percebido, que só será sentido da regulagem 03 em diante.

Em resumo:

Para alguém de 72Kg como eu:

1 - Se for para passear, pode usar a 01, fica extremamente confortável e prazerosa! Filtra muito os buracos e ondulações.

2 - Se você JÁ CONHECE as reações da ER6 e já se acostumou à ela, pode deixar na 01 para pilotar de forma divertida, mas sem abusar demais! As reações (leves) são muito controláveis para quem já conhece a moto. Garanto que o prazer ficará maior pelo aumento considerável do conforto. Pura delícia!

3 - Pilotagem agressiva: Fica perigosa nessa regulagem (01) . A traseira desgarra com muita facilidade nas saídas de curva e reduções e a dianteira levanta bem mais fácil. O risco é seu...

Bom, aí está a minha nova (e boa) impressão sobre a regulagem 1 e 2 da suspa traseira. Testem a de vocês e vejam o que acham. ;)

Agora, na cidade, só uso na 01! :004: (Para estradas, por segurança, coloco sempre na 04 ou mais acima).

Offline Rogério Ayres

• ER-6N
    • Ver perfil
    • Acesso Crachás
  • Minha moto: ER6N-Preta ABS
  • Onde Moro: Santos - SP
Re:Considerações e novas impressões sobre as regulagens 1 & 2 da susp. traseira.
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2010, 08:49 »
Janu,

Legal o seu teste drive, eu estou usando na posição 03, primeiro por pesar apenas 63Kg e depois estou com o osso da coluna ( sacro ) fraturado se eu colocar em uma posição mais dura. A dor fica forte e só consigo rodar por meia hora.
Como ainda estou a amaciando não passei dos 80 Km/h, mas me atrevi em algumas curvas de raio fechado e aberto. Como já tinha a experiência da outra ER sem ABS, achei bastante tranquilo a tocada.

Abrçs

Offline igorsipos

• KX450F
    • Ver perfil
  • Minha moto: ER-6n PRETA
  • Onde Moro: Atibaia
Re:Considerações e novas impressões sobre as regulagens 1 & 2 da susp. traseira.
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2010, 09:35 »
Ando no 7 o tempo todo... mas é porque minha ER tem um defeito de fabrica... ela num sabe andar devagar  :014:

Offline Alexsandro

• Ninja250r
    • Ver perfil
  • Minha moto: GS500E
  • Onde Moro: São Paulo/SP
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2010, 14:51 »
Muito interessante o relato.
Faço parecido com a GS, no dia a dia uso na 3 e nos final de semana na 7.
Realmente o comportamento é outro.

Offline janu

• Ninja250r
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2010, 22:54 »
Janu,

Legal o seu teste drive, eu estou usando na posição 03, primeiro por pesar apenas 63Kg e depois estou com o osso da coluna ( sacro ) fraturado se eu colocar em uma posição mais dura. A dor fica forte e só consigo rodar por meia hora.
Como ainda estou a amaciando não passei dos 80 Km/h, mas me atrevi em algumas curvas de raio fechado e aberto. Como já tinha a experiência da outra ER sem ABS, achei bastante tranquilo a tocada.

Abrçs

Rogério,

No seu caso seria bem interessante usar na 01 pois o conforto aumentaria bastante! Além disso você é bem leve, quase 10Kg a menos que eu, e fariam diferença (para melhor) em relação à minha experiência para uma pilotagem mais divertida :003:.

Agora só coloco regulagem mais acima se for levar garupa ou viajar ;)

Offline Rafael Moraes

• KX65
  • *
    • Ver perfil
  • Minha moto: ER-6N
  • Onde Moro: Recife
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2010, 22:28 »
Eu cheguei a usar na 6 eu gosto de andar relativamente rápido e digo é muito mas estavel com a susp. mais rígida, mas digo uma coisa se você pegar uma falha no asfalto em uma curva com ela mais rígida a minha impressão é que fica pior de controlar do que ela na 4/5 por exemplo. Não sei se faz sentido mas em pista lisa é bem mais estavel realmente mais em pista com falhas eu achei mas perigoso.

André Piracicaba

• Visitante
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2010, 10:28 »
Com a suspensão mais rígida ela copia menos as ondulações e quica mais o pneu nas frenagens. Portanto perde um pouco de aderência.

Offline janu

• Ninja250r
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2010, 13:42 »
Com a suspensão mais rígida ela copia menos as ondulações e quica mais o pneu nas frenagens. Portanto perde um pouco de aderência.

É justamento o contrário disto. Faça o teste você mesmo. Coloque a suspa na 01 ou 02, ponha +/- 100Kmp/h e depois reduza com vontade, quase no limite, e veja o que acontece com a roda traseira :038:.

Com ela rígida, no máximo o que acontece é uma ou duas quicadas bem rápidas ao passar em ondulações (como qualquer outra moto, mesmo sendo uma "SS") e  muito leves que não prejudicam em nada a frenagem. Já na 01 ou 02, com ela "solta", vira uma excelente jogadora de basquete. Para quem não conhece a ER6 assusta bastante :005:

Offline igorsipos

• KX450F
    • Ver perfil
  • Minha moto: ER-6n PRETA
  • Onde Moro: Atibaia
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2010, 05:57 »
Nunca andei abaixo da 4... sou bem pesado e a 4 já é inutilizavel para mim... a roda traseira num fica no chão..